Feminice do dia: Amor x Respeito

10:45

"Esposas, cada uma de vós respeitai ao vosso marido, porquanto sois submissas ao Senhor; 
porque o marido é o cabeça da esposa, 
assim como Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu Corpo, do qual Ele é o Salvador. 
Assim como a igreja está sujeita a Cristo, de igual modo as esposas estejam em tudo sujeitas 
a seus próprios maridos. 

Maridos, cada um de vós amai a vossa esposa, 
assim como Cristo amou a sua Igreja e sacrificou-se por ela, a fim de santificá-la, 
tendo-a purificado com o lavar da água por meio da Palavra, 
e para apresentá-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga 
ou qualquer outra imperfeição, mas santa e inculpável. 
Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama o seu próprio corpo. 
Quem ama sua esposa, ama a si mesmo! Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, 
antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja, 
pois somos membros do seu Corpo. 
“Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.” 
Este é um mistério grandioso; refiro-me, contudo, à união entre Cristo e sua Igreja. 
Portanto, cada um de vós amai a sua esposa como a si mesmo, 
e a esposa trate o marido com todo o respeito." 
(Efésios 5:22-33).


Começamos com versículos que já dizem tudo muito claramente: quando Paulo se dirige diretamente às esposas e aos maridos, ele nos traz uma revelação muito clara do papel da mulher como esposa e do papel do homem como marido, e não é mudar status de Facebook nem desfilar com alianças douradas. Não tem nada a ver com isso. 

O nosso papel como mulher é respeitar o marido. O papel dos maridos é amar a esposa. Simples, né?! Só que não! São posturas práticas que devem ser obedecidas por nós, e são posturas que vão além do merecimento! Não há ressalvas no texto para respeitarmos o marido "quando ele estiver certo" ou "quando ele estiver concordando comigo"! Não se deve amar a esposa "quando ela estiver magra" ou "quando não estiver na tpm". A ordem da Palavra é submissão, da mesma forma como Cristo é o cabeça da Igreja, o marido é o nosso cabeça! A ordem é amor, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela! Uau! E quantos relacionamentos apenas "sobrevivem" em crise por falta de conhecimento dessas verdades? Quantos casamentos até acabam porque há inversão de papéis? 

A mulher tem conquistado seu espaço e eu acho muito lindo isso! Somos capazes! Quem disse que não éramos, mentiu. Deus nos fez uma ajudadora idônea para o homem, porque não era bom que o homem estivesse só (Gênesis 2:18): Ele nos fez sabendo que os homens precisariam de nós, não foi à toa. 

Acontece que a sociedade que, comumente e infelizmente, vai contra a Palavra de Deus, levanta todos os dias um coro sobre "o respeito a mulher", mas não levanta a bandeira do "respeito ao homem". A mensagem mais atual sobre os homens é que eles são descartáveis, inúteis e que as mulheres "não precisam deles pra nada". É ou não é isso que você ouve em casa? É ou não é o que as novelas trazem como mensagem?  Até em filmes infantis vemos isso como "moral da história". Mulher, você deve amar seu marido apenas por ele ser seu marido! Você deve cumprir com o que prometeu, ainda que a outra parte não esteja cumprindo. É questão de hierarquia e postura sua diante de Deus, seu marido não precisa merecer. Até acho que quando eles não merecem de respeito e amor é quando realmente precisam. Lembre-se, também, que Deus não faz nada por nós porque merecemos, tudo é favor imerecido imerso em amor infinito. Lembre-se disso...  


Li um texto que me inspirou a escrever este: "Isso não significa que um homem tem permissão para ser preguiçoso, abusivo, ou indiferente. Ele é desafiado a viver de acordo com o respeito que sua esposa lhe oferece. Se a esposa parcela seu respeito em algum sistema de recompensa, o marido não tem nada para que se esforçar. Na medida em que o respeito diminui, o mesmo acontece com a sua motivação para se comportar respeitosamente. O respeito é exercido como um resgate contra ele, o que o deixa mais isolado e distante durante todo o tempo.

Nessa situação, marido e mulher rodam em círculos como a água que se escoa pelo ralo. Ele falha, então ela não o respeita, e ele continua a falhar porque se sente desrespeitado, e ela continua não lhe respeitar porque ele continua a falhar. E assim por diante, e assim por diante, e assim por diante, a passos largos para o divórcio.

A mesma coisa acontece com o amor. Se o amor é incondicional, então a luz do amor sempre brilha em seu casamento, mesmo em seus momentos mais sombrios. Mas se o seu amor é dado em proporção direta à capacidade do seu cônjuge para "merecê-lo", então ele vai inevitavelmente diminuir e desaparecer com o tempo.


O amor em um casamento é como as pessoas costumam dizer, uma escolha. Mas é também um dever. Assim também é com o respeito. Eu amo minha esposa porque eu escolhi amá-la. Eu escolho amá-la porque foi a promessa que fiz, porque é minha responsabilidade, meu dever. Felizmente, é muito fácil amar minha esposa porque ela é gentil, afetuosa e bonita. Mas se ela se tornar menos amável, e eu retirar o meu amor por causa disso, então meu amor nunca foi amor. Era apenas uma sensação agradável; uma resposta natural as suas tendências gentis."

Uau!

Nem sei como acabar esse texto...! Escolhamos viver em obediência à Palavra de Deus para alcançarmos a plenitude do que Ele tem para nós.

Um beijo,
Duda.



Referências:
Efésios 5, Biblia King James
Vídeo Bate Papo - Mulheres DT 2014: Submissão ao marido? Como assim?
Pregação Luciano Subirá - Homens DT 2015: A liderança dada ao homem não é para oprimir  





You Might Also Like

0 comentários

Manda seu recado!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inspire-se

Palavra para você!